SOCIAL MEDIA

junho 02, 2015

10 mandamentos para ter unhas bonitas e saudáveis

Olá minhas queridas!

Ter unhas bonitas, saudáveis e resistentes não é uma tarefa difícil, basta apenas termos alguns cuidados básicos no nosso dia a dia e vão ver como que é tão simples conseguir.
Basta apenas ter atenção  a determinadas regras ("mandamentos") para que se consiga conciliar o "bonito"com o "saudável". Então vamos lá:

1- NUNCA retirar as cutículas!! - Não sei quem é que inventou que se devia retirar as cutículas durante a manicure, mas esta ideia é completamente errada! Quando vejo pessoas que se dizem profissionais a retirarem as cutículas com um alicate às clientes, até me dá uma coisinha má. Só me apetece perguntar: "Sabem como isso pode ser prejudicial para a saúde da vossa cliente?" Mas pronto, isso vais da consciência de cada profissional. Eu não tiro, nunca tirei e nunca na minha vida o irei fazer ou aconselharia a alguém fazer. Primeiro, porque se nós nascemos com elas é porque têm um papel a desempenhar no nosso corpo, actuam como uma barreira protectora contra a entrada de microorganismos. Logo se as retirarmos, facilitamos a entrada desses microorganismos. Agora pensem, têm a certeza absoluta que os materiais foram devidamente esterilizados? Porque se ainda estiverem contaminados podem ocorrer transmissões de doenças como a hepatite e HIV e isto sim, é um grande risco que se corre quando se retiram as cutículas. 



Agora vocês perguntam-me: se não se deve retirar o que devemos fazer? Bem na minha opinião têm duas soluções: ou empurram-nas ou hidratam-nas. Sim para quem não gosta de as ver, basta empurra-las delicadamente com um empurra cutículas ou mesmo com a vossa unha, é mais saudável pois não traumatiza tanto a cutícula. Podem fazer depois do banho, pois as cutículas estão mais amolecidas e são mais fáceis de empurrar sem comprometer a integridade da pele. Já a segunda opção, é a minha preferida: simplesmente hidratação! Aplicar diariamente um bom hidratante nas cutículas 2x ao dia é óptimo para que elas não tenham aquele aspecto de pele seca e grossa. Quanto mais hidratadas estão mais "mirram" e mais bonitas ficam. Por experiência própria cheguei a empurrar as cutículas durante algumas semanas e reparei que quanto mais empurrava mais elas cresciam e ficavam com aquele aspecto de peles secas sobre as unhas. A partir daí deixei de fazer isso e todo o santo dia hidratava-as bem. Nos primeiros dias não se nota a diferença mas acreditem que compensa ao fim de algumas semanas. Elas tornaram-se mais pequenas, hidratadas e não crescem nada. Hoje em dia já nem preciso mexer nelas, estão impecáveis.

2- Não usar acetona! Actualmente já existem no mercado bons removedores de verniz muito mais suaves e bem menos agressivos que a acetona e que não enfraquecem a unha.

3- Limar com cuidado! No momento de limar a unha, não de deve aplicar muita força porque pode fazer com que elas quebrem e descamem mais facilmente. Deve-se limar na horizontal e sempre num único sentido (nunca façam aquele movimento vai e vem com a lima). Nunca limar a superfície da unha, isso pode enfraquecer muito a unha.


4- Não compartilhar instrumentos! Uma boa opção para quem quer tratar das unhas fora de casa é ter um kit só seu, com limas, paus de cerejeira, alicates etc... isso evita muito a transmissão de determinadas doenças. Sei que há salões que já fazem isso. Após cuidar das unhas o cliente leva para casa o seu kit pessoal que só será usado por ele e mais ninguém.


5- Usar sempre uma base fortalecedora! Nunca colocar verniz directamente na unha sem uma base para a proteger. A base além de prolongar a duração do verniz, protege a unha dos pigmentos do verniz evitando assim que as unhas fiquem com aquele aspecto amarelado.


6- Deixar as unhas descansarem! É muito importante que as unhas consigam "respirar" entre as colocações dos vernizes. Para isso, deixar as unhas descansar no mínimo 4 dias antes de colocar novamente o verniz. Nesses dias hidratar bem as unhas e cutículas.

7-  Não roer as unhas! Não há coisa pior para as nossas unhas do que os nosso próprios dentes. 

8- Vigiar as unhas! Quanto mais cedo se detectar alguma alteração melhor. Diferenças na cor, forma e espessura podem indicar um problema que deve ser resolvido rapidamente. Nesse caso deve-se aconselhar com um farmacêutico ou dermatologista. 

9- Não utilizar as nossas unhas como ferramentas! Não utilizar as nossas unhas para abrir por exemplo latas e utilizar sempre luvas durante as actividades domésticas. Aqui confesso que peco um pouco, pois por vezes esqueço-me disso.

10- Ter uma alimentação saudável! Ter umas unhas saudáveis começa por dentro. Assim devemos ter uma alimentação equilibrada, rica em vegetais, cálcio, ferro e vitaminas.

E é isto meninas, agora não há como não ter umas unhas bonitas e saudáveis.
Espero que tenham gostado.
Um beijo. 

14 comentários :

  1. Confesso que faço quase todas as coisas que dizes para não fazer :p tenho que começar a ter mais cuidado
    xoxo, Ana

    The Insomniac Owl Blog

    ResponderEliminar
  2. A única coisa que eu não fazia a mínima ideia era em relação às cutículas :o
    Excelente post ^^
    Segui o teu blog, se quiseres espreitar o meu e talvez seguir-me, fica o link.
    Beijinho,
    ❀ Blog ❀ K of Kawaii ❀ | @k_of_kawaii on Instagram

    ResponderEliminar
  3. Coisa que não tenho jeitinho nenhum - unhas :b
    Mas gostei das dicas :)

    Beijinhos, Sweet Home | BLOG

    ResponderEliminar
  4. ricos mandamentos, gostei muito do post :)

    ResponderEliminar
  5. Confesso que sou uma desgraça no que toca a unhas. Ainda por cima tenho as unhas super fracas e com imensas cutículas. A maioria das vezes nem sequer me dou ao trabalho de as arranjar!
    Gostei muito do post!
    Beijinho

    theblackblush.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  6. Até agora faço tudo direitinho :P Até estou admirada haha
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Excelentes dicas para umas unhas perfeitas!!!
    beijinhos
    http://direitoporlinhastortas-id.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  8. Sigo algumas dessas dicas e realmente não me posso queixar :)

    ResponderEliminar
  9. bem ja coloco alguns dos elementos da lista em pratica.
    Mas ainda ha um ponto ou outro que nao :/
    *hugs da Naipes*
    http://ladynaipes.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. Quando se começa a tirar as cutículas é um desastre mesmo!
    Eu tenho uma pessoa que me cuida das unhas à um ano e desde então estou amar nunca tive problemas elas estão simplesmente perfeitas :)
    love, CAT ♥

    ResponderEliminar
  11. adorei as dicas!
    beijinhos!

    beauty-in-distress.blogspot.pt ♥

    ResponderEliminar
  12. Excelente post, gostei muito. Segui o blog. Beijinhos!
    Confissões da Andreia

    ResponderEliminar